terça-feira, 4 de outubro de 2011

Centro de Ensino Médio 111- Recanto das Emas
Nome: Silvia Gabriela n°:31
Nome: Áquila Borges  n°:5
Nome: Wine Morgana  n°:37
Nome: Hana Kiss         n°:11
Nome: Thaynara          n°:34
Série/ Turno/ Turma: 2° MF
Professor: Eliseu - Filosofia

" Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los. " Galileu Galilei

Renascimento

O período que se intensificou na Europa a produção artística e científica ficou conhecido como Renascimento. A Itália e conhecida como o berço do Renascimento.

Como características principais do Renascimento pode-se destacar:

- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.

- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.

- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.

- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.

Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:

Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)-destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capaela Sistina  (Juízo Final é a mais conhecida).

- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

- Sandro Botticelli (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

- Tintoretto (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

- Veronese (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

Renascimento Científico

Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.

Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Inuisição da Igreja Católica, que considerava esta idéia como sendo uma heresia. Galileu teve que desmentir suas idéias para fugir da fogueira.

A invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg, em 1439, revolucionou o sistema de produção de livros no século XV. Com este sistema, que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.




Critica de Galileu a Aristoteles

Se deixarmos cair uma folha de papel e um caderno de uma mesma altura qual chegará primeiro ao solo? Talvez você responda que o caderno chega primeiro porque é mais pesado. Aristóteles também pensava assim. Não só pensava que construiu uma teoria para justificar este fato.
A teoria de Aristóteles era a seguinte: existiriam na terra apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e todos estes elementos teriam o seu lugar natural. O ar teria o seu lugar sobre a superfície da terra; o fogo um pouco mais acima. A água e a terra, consideradas mais pesadas, tenderiam para o centro da terra. Quanto mais pesado fosse o elemento mais rapidamente ele iria cair.

Galileu discordou de Aristóteles, principalmente no que tange à queda dos corpos, afirmando que as idéias de Aristóteles eram falhas e para tanto, Galileu utilizou-se de experiências para provar as suas hipóteses sobre a queda dos corpos.

Baseando-se nas suas experimentações ele conseguiu mostrar que "dois corpos, quando abandonados de uma mesma altura e ao mesmo tempo, chegarão ao solo juntos independentemente de seus pesos". Conta a lenda que Galileu procurou realizar esta experiência atirando bolas de diversos pesos da torre de Pisa, sua cidade natal. O que na verdade Galileu conseguiu provar em sua época era que, quando desprezamos a resistência do ar, os objetos sofrem ação única e exclusivamente da aceleração gravitacional. Ele ainda descobriu uma relação matemática para a queda dos corpos analisando o problema de uma forma mais precisa.

Galileu, após publicar as suas idéias, teve de enfrentar uma grande resistência por parte da Igreja, pois esta questionava as idéias de Aristóteles que, por conseguinte, questionava toda a filosofia cristã e seus dogmas. Galileu, então, passou por todo um processo que visava julgar suas idéias como heréticas (contrárias aos dogmas da Igreja). Ao longo de muitos anos de sua vida foi condenado ao silêncio pela inquisição e teve que renegar as suas idéias perante o papa. Isto durou até a ascensão da burguesia européia, quando a igreja perdeu parte do seu poder econômico. Foi quando as idéias de Galileu ressurgiram com o movimento protestante, atestando assim o nascimento da ciência moderna.

A importância de Galileu para o mundo moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa junção nasceu a Ciência Moderna.

Vida & Obra de Galileu Galilei

Galilei viveu no auge da crise do pensamento medieval. Nasceu em Pisa, na Itália, no dia 15 de fevreiro de 1564, em uma família sem muitos recursos, mas descendentes de nobres florentinos.Aos 17 anos matriculou-se na Universidade de Pisa, onde se revelou um brilhante aluno de medicina. Antes disso, quase virou padre no mosteiro de Santa Maria de Vallombrosa. Estas passagens em sua vida até então não lhe agradaram muito, pois gostava mesmo era dos estudos na área de matemática e das artes mecânicas.Galileu, ao entender que as velhas formas de conhecer não explicavam como um todo as questões da sociedade, procurou resolver essas questões propondo respostas, não baseadas em Deus mas, pautadas na experimentação e na linguagem matemática, como Descartes. Essa nova forma de conhecer, que se utiliza dessas duas bases de sustentação, começou com Galileu na física .Galileu conebeu novas fomas. Foi perseguido e humilhado por causa disso.Por ter afirmado que a Terra girava em torno do Sol, foi  perseguido e preso, pela Inquisição e, sob ameaça de tortura, foi obrigado a uma retratação humilhante. Para Inquiição Galileu representava a eterna luta entre a rebeldia e o conformismo intelectual, entre a liberdade de pensamento e a censura. Também aos 17 anos, Galileu, observando uma lâmpada que oscilando na Catedral de Pisa, tomou como medida de tempo sua própria pulsação, observou que as oscilações da lâmpada tinham a mesma duração.Isto o levou a estudar o pêndulo, e seus trabalhos resultaram na lei do isocronismo. Quando voltou a se aprofundar na matemática e na física, Galileu desenvolveu a pequena balança hidrostática.Nessa mesma época, Galileu adotou o método experimental e fez alguns teoremas importantes. Em 1958, Galileu foi convidado para lecionar matemática na Universidade de Pisa. Nessa época, ele fez uma de suas mais célebres experiências.Do alto da torre inclinada deixou cair duas esferas de pesos diferentes ao mesmo tempo . Galileu observou que as esferas chegaram ao chão ao mesmo tempo. Acreditava-se que os objetos mais pesados caíam mais depressa.Galileu nunca se casou. Porém, ele teve um relacionamento com Marina Gamba, uma mulher que ele conheceu em uma de suas muitas viagens a Veneza. Marina morou na casa de Galileu em Pádua, onde deu à luz três crianças. Suas duas filhas, Virgínia e Lívia, foram colocadas em conventos onde se tornaram, respectivamente, irmã Maria Celeste e irmã Arcângela. Em 1610, Galileu mudou-se de Pádua para Florença onde ele assumiu uma posição na corte dos Médici. Ele deixou seu filho, Vincenzo, com Marina Gamba em Pádua. Em 1613, Marina casou-se com Giovanni Bartoluzzi, e Vincenzo foi viver junto com seu pai em Florença. Galileu faleceu no dia 8 de janeiro de 1642, aos 77 anos na cidade de Florença.
Suas principais obras escritas são :

  • 1597- Tratado da Esfera;
  • 1606- As operções do compasso geométrico e militar;
  • 1610- Sidereus Nuncius;
  • 1621- II Saggiatore;
  • 1624- Começa a escrevr os Diálogos sobre os dois máximos sistemas do mundo;
  • 1630- Termina de escrever os Diálgos;
  • 1634- Novas Ciências.

Impotância de Galileu para a Filosofia

Galileu teve um papel muito importante na revolução científica. Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Suas descobertas, foram resultado de uma nova maneira de abordar os fenômenos da natureza . Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.  Além disso desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.  A importância de Galileu para o mundo moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados.  Ele uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa junção nasceu a Ciência Moderna. Por isso é que Galileu e considerado o ' pai da ciência moderna ' .

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conclusão

Ao termino deste trabalho podemos concluir que Galileu Galilei foi o ' pai da ciência moderna '. Concebeu novas formas de pensar e pesquisar. E por dizer que a Terra é que girava em torno do Sol foi perseguido, preso, e obrigado a se retratar, para fugir da Fogueira . Foi um dos principais representantes do Renascimento Cientifico, desenvolveu instrumentos ópticos, e construiu telescópios  para aprimorar o estudo celeste...Sua vida e seus inventos foram muito importantes, para a construção da Ciência que temos hoje..Por isso ele foi, é e sempre será um marco muito importante na Filosofia e na Ciência Moderna .

" Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajuda-ló a encontrar  a coisa dentro de si."
                              Galileu Galilei

Fontes de pesquisa

http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/galileu-galilei/galileu-galilei-6.php
http://pensador.uol.com.br/frases_de_galileu_galilei/
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo467.shtml

"Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo. "  Galileu Galilei