terça-feira, 4 de outubro de 2011

Critica de Galileu a Aristoteles

Se deixarmos cair uma folha de papel e um caderno de uma mesma altura qual chegará primeiro ao solo? Talvez você responda que o caderno chega primeiro porque é mais pesado. Aristóteles também pensava assim. Não só pensava que construiu uma teoria para justificar este fato.
A teoria de Aristóteles era a seguinte: existiriam na terra apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e todos estes elementos teriam o seu lugar natural. O ar teria o seu lugar sobre a superfície da terra; o fogo um pouco mais acima. A água e a terra, consideradas mais pesadas, tenderiam para o centro da terra. Quanto mais pesado fosse o elemento mais rapidamente ele iria cair.

Galileu discordou de Aristóteles, principalmente no que tange à queda dos corpos, afirmando que as idéias de Aristóteles eram falhas e para tanto, Galileu utilizou-se de experiências para provar as suas hipóteses sobre a queda dos corpos.

Baseando-se nas suas experimentações ele conseguiu mostrar que "dois corpos, quando abandonados de uma mesma altura e ao mesmo tempo, chegarão ao solo juntos independentemente de seus pesos". Conta a lenda que Galileu procurou realizar esta experiência atirando bolas de diversos pesos da torre de Pisa, sua cidade natal. O que na verdade Galileu conseguiu provar em sua época era que, quando desprezamos a resistência do ar, os objetos sofrem ação única e exclusivamente da aceleração gravitacional. Ele ainda descobriu uma relação matemática para a queda dos corpos analisando o problema de uma forma mais precisa.

Galileu, após publicar as suas idéias, teve de enfrentar uma grande resistência por parte da Igreja, pois esta questionava as idéias de Aristóteles que, por conseguinte, questionava toda a filosofia cristã e seus dogmas. Galileu, então, passou por todo um processo que visava julgar suas idéias como heréticas (contrárias aos dogmas da Igreja). Ao longo de muitos anos de sua vida foi condenado ao silêncio pela inquisição e teve que renegar as suas idéias perante o papa. Isto durou até a ascensão da burguesia européia, quando a igreja perdeu parte do seu poder econômico. Foi quando as idéias de Galileu ressurgiram com o movimento protestante, atestando assim o nascimento da ciência moderna.

A importância de Galileu para o mundo moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa junção nasceu a Ciência Moderna.

2 comentários: